13 de julho de 2020

Guia dos Carros

O seu portal automotivo do Brasil

Ford Landau Guia completo sobre esse clássico

Ford Landau Guia completo sobre esse clássico

Ford Landau: Guia completo sobre esse clássico

Ser apaixonado por carros mais antigos muitas vezes é algo passado de pai para filho. Assim esses “velhinhos” são relíquias consideradas, hoje, de grande valor.

Para os amantes dos clássicos da Ford, apresentamos um “queridinho” dos presidentes, magnatas e também políticos dos anos 1960 até 1980, o Ford Landau.

A origem do Landau

Pensando em oferecer um modelo luxuoso, acima dos padrões dos concorrentes no mercado automotivo, a Ford lança em 1960 o Landau, uma versão totalmente modernizada em relação ao seu antecessor Galaxie 500.

Assim, a tentativa de ser o melhor carro clássico da categoria deu muito certo, ganhando de fato o agrado dos mais exigentes consumidores.

Com um total de mais 77 mil unidades produzidas, durante as décadas 60, 70 e 80, o Ford Landau tinha origem americana, mas um estilo totalmente brasileiro.

Leia também  Unidas seminovos é confiável? Veja avaliação

Sendo então o mais procurado por pessoas da alta classe, políticos e também considerado o carro ideal para os presidentes, por ser um artigo de luxo e classe.

Além disso, o primeiro presidente do Brasil, João Figueiredo, foi presenteado com a primeira versão desse modelo.

Ford Landau: Suas características e particularidades

Com uma potência e porte invejáveis, o Ford Landau não possuía um desempenho equivalente, já que o mesmo chegava a 100 km/h em 15,3 segundos, um tanto quanto demorado para a sua categoria.

Além disso, chegava ao máximo de 155 km/h. Já o modelo com o câmbio manual com três machas podia chegar até 165 km/h em 13 segundos. Conheça outras características do Landau:

  • Comprimento: 5,413m;
  • Largura: 1,999m;
  • Altura: 1,412m;
  • Distância entre eixos: 3,020;
  • Tamanho do porta-malas: 400 litros;
  • Capacidade do tanque de combustível: 76 litros;
  • Peso: 1,8 mil quilos;
  • Especificação do motor: V8, versão 5.0 Windsor;
  • Pneus: 215/70 R15 com calotas cromadas;
  • Potência 199 cavalos a 4.000 rpm e 39,8 kgfm (quilograma e força multiplicados com o comprimento – m ) a 2.400rpm.
Leia também  Seguro de carro barato: como conseguir

O Landau possuía um capô imponente e chamativo, com o logotipo Ford bem ressaltado. Além disso, possuía os piscas alerta totalmente integrados ao designer da carroceria.

Assim, sendo algo inovador para a década de 60. Além de um para-choque cromado com um tamanho maior em relação ao dos concorrentes.

Landau e o fim da era de ouro desse clássico

Após sua era de ouro, o Ford Landau veio perdendo espaço no mercado automotivo, caindo de 5 mil unidades em 1979 para 3 mil unidades vendidas no ano seguinte.

Então, vendo que seria necessário colocar um carro mais inovador, a Ford se atualiza e em 1981 lança o Del Rey, um modelo de sedã um pouco menor e que possuía opção de duas portas.

Entretanto, o Landau continuou a travar uma luta para não sair de linha, e no ano de 1982, ano da Copa do Mundo, oferecendo algumas atualizações como cores novas, calibragem diferenciada e amortecedores.

Leia também  Honda City 2020: Fotos e Avaliação Completa

Contudo, isso não foi bem recebido pelos consumidores, então em 1983 a Ford produziu seu último exemplar do sedã Ford Landau. Assim, as vendas tiveram seu fim no dia 3 de abril de 1983.

Além disso, foram vendidos, nesse mesmo ano, 93 unidades da versão a gasolina e 32 da versão a álcool do modelo Landau 83.

Então, sendo a última unidade do lote disponibilizada para a presidência do Brasil, ficando na frota oficial até o ano de 1991.

%d blogueiros gostam disto: