25 de setembro de 2020

Guia dos Carros

O seu portal automotivo do Brasil

DPVAT será extinto, IPVA ficará mais barato?

DPVAT será extinto IPVA ficará mais barato

DPVAT será extinto IPVA ficará mais barato

O DPVAT que é um seguro obrigatório será extinto pelo Governo e com isso o IPVA também ficará mais barato. Dessa forma, os motoristas terão um item a menos para ser pago e isso será bem vantajoso.

Assim, essa medida começará a ser implementada no começo do ano que vem e visa melhorias no setor. Então vamos saber mais sobre o DPVAT e entender o que será modificado com a sua extinção.

O seguro DPVAT será extinto em 2020

Conforme foi anunciado pelo Governo Federal, o DPVAT que é um tipo de seguro obrigatório será extinto em 2020. Desse modo, a medida criada começará a valer no dia 1° do ano que vem.

Nesse sentido, o grande objetivo é a diminuição nas fraudes e diminuição dos custos relacionados a supervisão e regulamentação. Assim, isso atende ao TCU (Tribunal de Contas da União) que havia feito essa recomendação.

Leia também  Corolla é descontinuado na Índia

De fato, existem muitas reclamações relacionadas ao DPVAT no mercado, ficando em segundo lugar na Susep. Em resumo, esse seguro visa cobrir as seguintes ocorrências relacionadas ao trânsito:

  • Invalidez permanente
  • Morte
  • Despesas relacionadas a assistências médicas
  • Lesões que sejam de menor gravidade

Instituída no ano de 1974 essa lei propõe um tipo de pagamento anual e feito de maneira obrigatória. Enquanto que ela era feita juntamente com o próprio IPVA, sendo necessário para a renovação do automóvel/moto.

Entretanto essa medida proposta pelo Governo não deixará as pessoas sem nenhum amparo nesse quesito. Pois, alguns órgãos poderão fazer esses serviços que foram cancelados, são eles:

  • SUS (Sistema Único de Saúde): atuará nas despesas médicas necessárias
  • INSS (Instituto Nacional do Seguro Social): mantém a cobertura para saúde-doença, aposentadoria (invalidez), entre outros
Leia também  Manutenção cara: os piores carros

Aliás, vale lembrar que até 31 de dezembro desse ano a cobertura feita pelo DPVAT ainda será válida. De fato, esses custos relacionados ao seguro obrigatório são:

  • 19% de consumo dos recursos para a fiscalização da superintendência
  • 1,9% apenas no volume das receitas
  • R$ 8,9 bilhões de valor total

O IPVA ficará mais barato?

De acordo com as informações obtidas juntamente com a extinção do DPVAT temos uma diminuição do IPVA. Dessa maneira, ele ficará 2,96% menor na base de cálculos e há a possibilidade de diminuição em mais 6%.

Assim, ele poderá alcançar 8,96%, sendo que os 3% de descontos estão sendo mantidos ainda para bons pagadores. Além disso, o programa bom pagador que visa beneficiar pessoas que pagaram seus IPVAs de 2018/2019 em dia.

Leia também  Manutenção cara: os piores carros

Portanto, as informações são de que o DPVAT será realmente extinto em 2020 e o IPVA poderá ficar mais barato. Dessa forma, o Governo vem realizando melhorias visando a população do Brasil.

%d blogueiros gostam disto: